sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CEF 427 EJA NOTURNO

Textos dados nas aulas até 16 de outubro

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS
            Os alimentos fornecem substâncias diversas que são a “matéria prima” para a construção das células. As células produzidas permitem o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção do organismo pela reposição das células que morrem.
            Os alimentos atuam também como “combustíveis” em nosso organismo: algumas moléculas presentes nos alimentos são “queimadas” durante a respiração celular e fornecem a energia necessária para a atividade dos órgãos.
O QUE OS ALIMENTOS CONTÊM
         Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura de substância. Entre elas, destacam-se a água, os sais minerais, as proteínas, os carboidratos, os lipídios e as vitaminas. Todas essas substâncias são necessárias para a manutenção da vida.
A ÁGUA
            O corpo humano adulto é composto de aproximadamente 65% de água.
            Essa substância entra na composição das células e, consequentemente, dos tecidos, dos órgãos e dos sistemas. Também é a principal substância de materiais intercelulares, como o plasma sanguíneo.
            Diariamente eliminamos água com a urina, as fezes, o suor e também sob a forma de vapor pela respiração. A quantidade de água perdida por um ser humano pode variar de acordo com certas condições.
            Compensamos a perda de água, bebendo-a diretamente e ingerindo-a com os alimentos. Leite, sucos e verduras são alimentos que contêm uma quantidade relativamente grande de água.
OS SAIS MINERAIS
            Há vários tipos de sais minerais e cada um desempenha uma função importante em nosso organismo.
Cloreto de sódio ou sal de cozinha. É comumente acrescentado no preparo de alimentos para torná-los mais saborosos. Sua composição apresenta cloro sódio, elementos químicos importantes na regulação da quantidade de água no coro, mas deve ser usado com moderação.
Sais de potássio. Têm função semelhante à do cloro e do sódio, atuando na regulação da quantidade de água no corpo. O sódio e o potássio são também fundamentais para a condução dos impulsos nervosos através dos neurênios e para a contração musculas. Sais de potássio podem ser encontrados na banana, em frutas cítricas (laranja, limão), no leite e nos cereais.
Sais de cálcio e de fósforo. Indispensáveis à formação de ossos e dentes e à atividade dos músculos, esses sais são encontrados no leite, no queijo, nos ovos, nos mariscos, entre outros.
Sais de ferro. São encontrados no feijão, na lentilha, na carne, nos ovos, nos miúdos (fígado, rim, moela) e nas verduras de folhas, com a couve, o espinafre e no brócolis. Participaram da constituição da hemoglobina, pigmento respiratório dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue.
Sais de iodo. São importantes para o bom funcionamento da glândula tireóidea (tireoide), entrando na constituição do hormônio que essa glândula produz e que controla o metabolismo do organismo. Existem naturalmente no peixe e nos frutos do mar e são acrescentados, no processo industrial, ao sal de cozinha.
Sais de flúor. Participam ( com os sais de cálcio e de fósforo) da formação dos dentes e inibem o desenvolvimento de bactérias causadoras da cárie. Muitas vezes são adicionadas à água encanada para beneficiar a população no combate as cáries.
Sais de magnésio. Auxiliam na formação dos ossos e no funcionamento dos tecidos nervosos e dos músculos. São encontrados em cereais, verduras, peixes, carnes, ovos e no feijão.
AS PROTEÍNAS
         As proteínas são grandes moléculas formadas pela união de moléculas menores, chamadas de aminoácidos. A carne, o leite, o queijo, os ovos, o feijão, a soja e a ervilha são exemplos de alimentos ricos em proteínas.
            Quando ingerimos proteínas, elas são digeridas em nosso tube digestório. Os aminoácidos que as formam se separam e são absorvidos no intestino. Depois, passam para o sangue e são distribuídos para as células do organismo.
            No interior das células os aminoácidos são reagrupados em uma nova proteína é formada, de acordo com a “programação” de determinado gene. Cada tipo de proteína que produzimos tem sua “montagem” codificada por certo tipo de gene.
            Grande parte das proteínas que produzimos em nossas células tem função plástica ou construtora, isto é, participa da estrutura de nossos tecidos. É o caso, por exemplo, das proteínas que formam as fibras do material orgânico intercelular das cartilagens e do tecido ósseo.
            As proteínas podem também ter função reguladora no organismo. É o caso das enzimas, proteínas especiais que regulam as diversas reações químicas que ocorrem em nosso corpo.

Nenhum comentário: