terça-feira, 17 de setembro de 2013

Continuação dos textos para prova de 24 de setembro.



Características e regras do Futsal

- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. 
- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas.
- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).
- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.
- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).
- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas),.
QUEIMADA
                A Queimada é um jogo desportivo que provavelmente surgiu no Brasil, também podendo ter suas origens nos Estados Unidos. É uma variante do jogo de Dodgeball americano onde há ligas organizadas e competições.
                No Brasil não há competições de queimada ou uma organização em termos competitivos e de federações ou confederações. É considerada apenas como uma atividade física nos quais é apreciada pelos jovens das escolas.
                No Brasil, as regras adotadas são parecidas com as do prisonball americano, onde os jogadores eliminados ficam atrás da linha de fundo chamado de campo dos queimados.
PRINCIPAIS REGRAS DE QUEIMADA NOS JOGOS INTERCLASSE 2013
- O jogador situado na área dos queimados já começa o jogo podendo queimar oponentes;
-A bola usada é similar à bola de voleibol;
-São permitidos até 10 alunos e até 3 meninos;
-O objetivo do jogo é queimar todos os jogadores ou o máximo de jogadores adversários em 10 minutos. Vence quem queimar mais;
-Os jogadores que faltarem no dia do jogo serão considerados queimados;
-Não é permitida a meia lua;
-Não é permitido pisar nas linhas quando estiver arremessando a bola sob pena da posse da bola ser dada a outra equipe;
-Somente o aluno queimado irá para o campo dos queimados.

Nenhum comentário: